16 Mitos e Verdades sobre ansiedade
Como os animais de estimação podem ajudar pessoas ansiosas?
Verdade: Conviver com animais de estimação pode diminuir a ansiedade, de acordo com estudos realizados nos EUA. Após sessões de terapia assistida com pets, pacientes com transtornos psicóticos e do humor tiveram reduções significativas nos índices de ansiedade.
Bebidas como chá de camomila e suco de maracujá amenizam sintomas de ansiedade?
Meia verdade: Essas bebidas têm apenas efeito placebo ou nenhum efeito, para apresentar resultados elas precisam ser ingeridas em grande quantidade. Porém, substâncias como a cafeína, presentes em alguns tipos de chás, refrigerantes e cafezinho, podem intensificar a ansiedade em alguns casos.
A ansiedade está ligada ao envelhecimento?
Meia verdade: Transtornos de ansiedade podem ter conexão com o envelhecimento precoce das células de pessoas de meia-idade, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores de Harvard. O envelhecimento celular precoce era uma característica comum em todas as mulheres que descreveram sintomas do transtorno de ansiedade.
Evitar a causa da ansiedade faz com que ela desapareça?
Mito: Evitar a ansiedade tende a reforçá-la, suprimir pensamentos torna-os mais fortes e frequentes. Não é uma boa saída esquivar-se do sentimento, quanto mais se evita o problema, pior ele fica.
Como os exercícios respiratórios podem ajudar durante crises de ansiedade?
Verdade: Os exercícios respiratórios se mostram eficazes no controle da ansiedade e estão presentes na terapia cognitivo-comportamental e na meditação, ambas eficazes no tratamento da ansiedade.
Bebidas alcoólicas ajudam a combater a ansiedade?
Mito: Pessoas com ansiedade podem recorrer a bebidas alcoólicas para tentar escapar de uma sensação que, na verdade, precisa de acompanhamento médico. O álcool pode acarretar ainda mais problemas, como a dependência.
Impotência e ejaculação precoce são sintomas de ansiedade?
Meia verdade: Um grau leve da sensação pode ser positiva para homens e mulheres, pois induz a excitação e pode até melhorar a experiência sexual. No entanto, em níveis mais elevados, a ansiedade pode ser uma causa de disfunções sexuais, como a impotência e a ejaculação precoce.
Ter um hobby combate a ansiedade?
Bem, isso é uma meia verdade. Hobbies e atividades de lazer podem ser benéficos para pessoas com sintomas de ansiedade. Mas, se o indivíduo já foi diagnosticado com transtorno de ansiedade, apenas atividades ocupacionais ou de lazer não serão suficientes para a cura. “Quando você usa medicação, psicoterapia e acrescenta hobbies, você ajuda o tratamento. Mas sempre temos que diferenciar a ansiedade sintoma da ansiedade doença”, explica Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. Portanto, apenas pessoas com ansiedade não patológica podem se beneficiar com os hobbies.
Lugares, objetos e até cheiros podem gerar crises de ansiedade?
Você sabia que lugares, objetos e até cheiros podem agir como gatilhos para o aparecimento de sintomas de ansiedade? Isso é verdade! Pessoas com transtornos de ansiedade podem ficar mais sensíveis diante de uma situação corriqueira. De acordo com o presidente da ABP, esses gatilhos estão relacionados às vivências anteriores de cada indivíduo.
Ansiedade pode ter relação com doenças gastrointestinais?
É verdade! De acordo com um estudo realizado na McMaster University, no Canadá, a microbiota intestinal é um importante fator na forma como o corpo influencia o cérebro e interfere no risco de doenças, incluindo ansiedade e transtornos de humor.
Maconha causa ansiedade?
Bem, isso é uma meia verdade. O uso da maconha pode despertar ansiedade da mesma forma que pode aliviar a tensão, tudo depende de como é usada: quantidade, experiência prévia e contexto. Pesquisas têm demonstrado o envolvimento da maconha na regulação das emoções. Segundo um artigo da Revista da Biologia, da USP, o uso da cannabis pode causar efeitos ansiolíticos, ansiogênicos ou ocorrência de ataques de pânico. Usuários crônicos, porém, relatam uma redução na ansiedade e alívio da tensão após o consumo, uma das razões para o uso contínuo da maconha.
Drogas sintéticas como LSD podem funcionar em tratamentos contra ansiedade?
Você acha que drogas sintéticas como LSD podem funcionar em tratamentos contra ansiedade? Bem, isso é uma meia verdade. Segundo um estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA, em muitos distúrbios psiquiátricos, o cérebro age em padrões automatizados e rígidos. Nesses casos, as substâncias alucinógenas podem ajudar a quebrar as desordens. Ou seja: as drogas podem desligar os padrões que causam os transtornos e, assim, atuar no tratamento de problemas psicológicos.
Falar sobre ansiedade ajuda a combatê-la?
VERDADE. Falar sobre ansiedade pode ser uma forma de tirar um peso dos ombros e compartilhar suas preocupações. O psiquiatra Antônio Geraldo da Silva explica que conversar sobre a ansiedade pode fazer com que o indivíduo se sinta mais compreendido e menos sozinho. Além disso, pode ajudar a identificar os gatilhos e a buscar ajuda profissional.
Exercícios físicos são benéficos para quem sofre de ansiedade?
VERDADE. O exercício físico libera endorfina, um hormônio que melhora o humor e ajuda a aliviar o estresse. Além disso, a prática de atividade física pode ajudar a distrair a mente e a queimar energia, o que pode contribuir para diminuir a ansiedade. No entanto, é importante lembrar que a prática de exercícios não deve ser utilizada como única forma de tratamento para a ansiedade e que, em alguns casos, pode ser contraindicada.
Meditação pode ajudar a controlar a ansiedade?
VERDADE. A meditação é uma prática que pode ajudar a acalmar a mente e a reduzir o estresse, o que pode contribuir para diminuir a ansiedade. Estudos têm demonstrado que a meditação pode ser uma técnica eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade. No entanto, é importante lembrar que a meditação não é uma solução mágica e que deve ser utilizada em conjunto com outras formas de tratamento.
O consumo de cafeína pode piorar a ansiedade?
VERDADE. A cafeína é uma substância estimulante que pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que pode contribuir para aumentar a ansiedade. Além disso, a cafeína pode interferir no sono e na qualidade do sono, o que pode contribuir para piorar a ansiedade. Por isso, é importante limitar o consumo de cafeína em pessoas que sofrem de ansiedade.
Ter uma alimentação balanceada pode ajudar a controlar a ansiedade?
VERDADE. Alguns alimentos são conhecidos por ajudar a controlar a ansiedade, como os ricos em triptofano, como o leite e a banana, que ajudam na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, alimentos ricos em ômega-3, como peixes e sementes de linhaça, podem ajudar a reduzir a inflamação no cérebro, o que pode contribuir para diminuir a ansiedade. No entanto, é importante lembrar que a alimentação balanceada deve ser utilizada em conjunto com outras formas de tratamento para a ansiedade.