Os melhores filmes sobre Freud
“Freud, Além da alma” (1962)
“Freud, Além da alma” é um dos filmes clássicos sobre Freud, que descreve sua vida acadêmica desde o início quando se formou em medicina pela Universidade de Viena. O filme retrata o desenvolvimento de suas teorias e de como ele criou o método da psicanálise. Além disso, o filme também aborda as descobertas sobre o inconsciente e a elaboração da teoria psicanalítica.
Neste filme, fica evidente como as descobertas realizadas por Freud acerca do funcionamento do inconsciente eram conectadas às suas experiências pessoais. Ao tratar uma jovem histérica e sexualmente reprimida, Freud formula o seu famoso conceito que é o Complexo de Édipo.
“Melancolia” (2011)
Dirigido por Lars Von Trier, “Melancolia” é um título bastante interessante que aborda o estado de melancolia, que pode ser pensada sob uma perspectiva psicanalítica. O filme ilustra a melancolia como um afeto que está ligado a um tipo de desamparo, ou seja, a uma falta.
A relação que se estabelece entre este filme e a figura de Sigmund Freud diz respeito ao temor que a humanidade sente em relação ao desamparo e, sob um olhar mais profundo, sobre o vazio que gera uma terrível angústia existencial.
“Quando Nietzche chorou” (2007)
Trata-se de um romance de ficção escrito pelo psicoterapeuta Irvin D. Yalom. O filme narra a história de Josef Breuer e do filósofo Friedrich Nietzsche. Com ambientação na cidade de Viena na década de 80, a história revela como ambos os pensadores foram influenciados pelo pensamento de Freud, e se beneficiaram dos conhecimentos da psicanálise.
Nessa produção, a história articula a abordagem da psicanálise aliada a filosofia. O filme explora diversas técnicas para a cura de transtornos mentais, contemplando uma variedade de sentimentos e comportamentos humanos.
“Um método perigoso” (2011)
“Um método perigoso” focaliza o psiquiatra Carl Gustav Jung, que foi discípulo de Freud mas, em certo momento, rompeu com as ideias da psicanálise para fundar a Psicologia Analítica. Esse filme retrata a relação fraterna e profissional que vinculava Freud e Jung.
“Um Método Perigoso” trata da relação entre Jung e sua paciente Sabina Spielrein. A conexão, que inicia em âmbito profissional, acaba por desandar e volta-se para a vida pessoal. Sabina Spielrein sofre de crises histéricas violentas. Ela é tratada por Jung que, por sua vez, utiliza os métodos analíticos de Sigmund Freud. O romance estabelecido entre paciente e terapeuta interfere de forma negativa na relação entre Freud e Jung.
“Freud, análise de uma mente” (1962)
Um dos melhores documentários para pensar a profissão de psicanalista é, sem dúvida, “Freud, análise de uma mente”. Esse documentário revela os principais acontecimentos da vida de Sigmund Freud.
O documentário explora o período desde a infância de Freud até o desenvolvimento de sua profissão como psicanalista. “Freud, Análise de uma mente” também fala sobre o esforço empreendido por Freud para pensar a psicanálise enquanto método científico. Além disso, o documentário também aborda a sua relação com Carl Gustav Jung, destacando os conflitos teóricos que eles enfrentaram em seus respectivos estudos, o que os fez seguir por diferentes caminhos.
“O sopro do coração” (1971)
“O sopro do coração” explora um dos conceitos mais famosos e importantes da teoria freudiana: o Complexo de Édipo. Ao analisar a relação entre as crianças e seus pais, o filme explora a teoria a partir da qual o psicanalista explica a análise do prazer ligado aos órgãos sexuais.
O enredo do filme conta a história do jovem Laurent, um adolescente de 15 anos, que mora em Dijon no seio de uma família burguesa de tradições conservadoras. Laurent não se dá muito bem com seu pai, e nem com seus irmãos.
Ele é apaixonado por sua mãe, Clara, cujo casamento já se encontra desgastado. Laurent passa a transição da infância para a adolescência, um período delicado, onde ocorrem as primeiras experiências sexuais. Ao contrair um problema no coração, Laurent precisa se tratar em uma estação climática, para onde se dirige acompanhado por sua mãe. Longe de casa e a sós, eles aprofundam sua conexão entre mãe e filho.
“Malèna” (2000)
“Malèna” é um filme bastante interessante para pensar o Complexo de Édipo. “Malèna” conta a história do jovem Renato Amoroso, um garoto de doze anos que mora com seus pais e irmãs mais velhas. Ele encontra seus colegas à tarde para observar Maddalena Scordia, conhecida na cidade como Malèna. Trata-se de uma linda jovem de 27 anos, casada com Nino Scordia, um soldado enviado para a África após a declaração de guerra na Itália. Todos os dias, Renato vive observando e a admirando Malèna através da janela de sua casa.
O filme explora o desenvolvimento psicossocial do personagem Renato Amoroso ao longo de sua adolescência, quando o seu ego começa a ser estruturado conforme o desenvolvimento da sua personalidade na vida adulta.
Esses filmes, além de muitos outros, possibilitam uma imersão na história de Freud. Além disso, eles permitem aprender sobre a teorização dos conceitos psicanalíticos segundo uma linguagem diferenciada, que é a cinematográfica. São produções que contribuem significativamente para expandir os seus conhecimentos sobre a psicanálise.
Se você se interessa pela história de Freud, e conhecer mais sobre a sua trajetória e a psicanálise, sempre estou adicionando conteúdo de valor em meu site!